sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Debate e declaração polêmica esquentam a disputa para prefeitura do Rio

O debate promovido pelo jornal O Globo nesta quinta-feira esquentou a disputa pela prefeitura do Rio. Os candidatos Fernando Gabeira (PV) e Eduardo Paes (PMDB), trocaram diversas críticas durante o debate. No primeiro bloco do confronto, Gabeira acusou Paes de sujar as ruas. Depois, reclamou das declarações feitas pelo o governador Sergio Cabral, maior aliado político de Paes, que chamou médicos que faltaram ao plantão no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, de vagabundos, há duas semanas atrás.

O candidato do PMDB por sua vez, não revidou as críticas de Gabeira, mas disse que seu adversário não tem experiência para administrar a cidade e o acusou de esconder o apoio que recebe de César Maia para o segundo turno. A longo do debate Paes e Gabeira apresentaram propostas para aumentar o orçamento da prefeitura, melhorar o sistema de saúde, transporte e a educação, além de medidas para acabar com a desordem urbana.

Paes também anunciou que quer fazer parcerias com o governo federal e estadual e que dará prioridade à saúde, com a implantação do programa de saúde da família e a ampliação dos horários de funcionamento dos postos. O candidato do PMDB defendeu o bilhete único, para baratear as passagens, e disse que vai revogar o decreto, que instituiu a aprovação automática nas escolas. Paes disse também que quer combater a ilegalidade com a criação da secretaria da Ordem Pública.

Já Gabeira quer fazer parcerias com outros países e defende uma mudança cultural da população, para o canditado do PV a cultura carioca precisa de aperfeiçoamento. Fernando. Os dois candidatos à Prefeitura do Rio têm propostas semelhantes sobre o problema do lixo no Rio. Ambos são contra a instalação do Aterro Sanitário de Paciência, propõem a discussão de melhor saída e sugerem parceria com o Aterro-modelo de Nova Iguaçu, em Adrianópolis, administrado pela S/A Paulista.

O peemedebista cita Seropédica, que tem a possibilidade de usar o transporte sobre trilhos para escoar os resíduos, além do aterro de Nova Iguaçu. Já Gabeira apontou três alternativas de locais onde é possível instalar um aterro: Nova Iguaçu, Gericinó e Catiri, em Bangu. Neste último, o candidato do PV, destacou o trabalho intenso de reciclagem já existente no local e que o projeto interessa aos moradores. Tanto Paes quanto Gabeira também têm posição parecida em relação aos riscos de desastre ambiental oferecidos pelo excesso de uso do Aterro de Jardim Gramacho.

Logo após o debate realizado pelo jornal O Globo uma declaração polêmica, feita por Gabeira na última quarta-feita, veio à tona através da imprensa e esquentou ainda mais a corrida pela prefeitura do Rio. Nesta declaração Gabeira, sem saber que estava sendo ouvido por repórteres, afirmou que Lucinha (PSDB) - eleita vereadora mais votada do município, com 68.799 votos - "está de salto alto" e "tem uma visão suburbana", referindo-se à polêmica construção do aterro sanitário de Paciência.

As declarações de Gabeira geraram mal-estar entre os partidos aliados PV e PSDB, o clima no PSDB só não ficou mais tenso porque os tucanos sabem que Lucinha rejeita Paes. Mesmo assim a vereadora exigiu desculpas. E disse que "tomará uma atitude", caso Gabeira não se retrate, sem revelar qual seria. A vereadora tem forte base eleitoral na Zona Oeste, onde Gabeira registrou um de seus piores desempenhos no primeiro turno. Por isso,o apoio dela é muito importante para que o candidato conquiste os votos nesta área da cidade.

Ainda ontem Gabeira negou que tivesse feito críticas à vereadora Lucinha e esclareceu que a veradora vai compreender que isso não foi dito no telefone tal como os jornais disseram. O candidato do PV afirmou ainda que compreende que os jornalistas precisam de conflitos, debates, crises para tornar as eleiçoes mais interessantes. Perguntado sobre o episódio envolvendo Gabeira e Lucinha, Paes disse que o Rio não admite preconceitos.

Para saber mais detalhes sobre esse debate e que venceu na opiniãodo leitor acesse:








Um comentário:

Ana Luiza Prudente disse...

Oi, Aline!

Me parece que seu blog ainda esta em busca de um estilo. O tema "Fique Logado" sugere noticias variadas e, de uma certa forma, factuais. Voce tem de ampliar mais o horizonte dele, ok?

Quanto ao seu texto, ele esta um pouco confuso, sem ritmo e fluidez. Nao adianta tirar partes de um ja feito e tentar encaixa-las em um com seu estilo. Procure escrever por voce mesma.

No mais, ficaram faltando os posts das palestras...

Sua nota de A1 e: 7,0